Falar do «Lar de Santa Isabel» ou, mais conhecido nos seus primórdios, como a «Antiga Casa dos Pobres», não é necessariamente fácil para mim, atendendo à sua grandeza e à importante história que transporta nesta já longa viagem de 85 anos.
Na realidade foi no seguimento de solidariedade que um punhado de homens, alguns deles autarcas, preocupados com a situação angustiante que centenas de cidadãos atravessavam numa época difícil, decidiram realizar uma obra de verdadeiro alcance social, com a intenção de ajudar a extinguir a mendicidade que se estendia pelas ruas.
Perante tudo, não seria justo, pela sua importância, não salientar o trabalho, desenvolvido por todos aqueles que passaram pelos Corpos Gerentes, até à presente data, incluindo as largas dezenas de trabalhadores que ao longo dos anos foram inexcedíveis no carinho e conforto que proporcionaram aos utentes. Estamos de parabéns, não só porque possuímos uma obra social, digna de se igualar a tantas outras que existem no nosso País, mas também porque entre os nossos associados, sempre existiu gente, que nunca se poupou a esforços, de forma a contribuir para minorar o sofrimento do próximo.
A comunidade precisa de nós, mas nós também precisamos da colaboração da comunidade, para que em simbiose possamos contornar os obstáculos que nos são colocados no dia a dia.
Mesmo sabendo que a vida é efémera e que os caminhos não são lineares, continuaremos a lutar para manter viva a missão de solidariedade social, tão presente nesta Instituição.
Um abraço para todos(as).
Fernando Lopes Vieira | Presidente